Encontra-se a decorrer, até ao dia 10 de janeiro, a fase de votação do Orçamento Participativo (OP) de Braga. Podem votar todos os cidadãos registados no portal (AQUI), com idade igual ou superior a 16 anos, que estejam recenseados no concelho de Braga, ou que comprovadamente residam, estudem ou trabalhem em Braga.
A votação é realizada exclusivamente online. Os devem inscrever-se nesta plataforma até dia 07 de janeiro, podendo votar apenas uma vez, e num só projecto por cada área temática.
No Portal do OP, estão também disponíveis todas as informações relevantes sobre os 33 projetos a votação. A Câmara Municipal de Braga alocou ao Orçamento Participativo o montante global de 750 mil euros, destinado a apoiar e financiar projectos de valor igual ou inferior a 75 mil euros.
Nesta edição, os projetos incidem numa das cinco áreas temáticas estabelecidas nas normas de participação: Programação Cultural, Sustentabilidade, Coesão Social, Desporto e Bem-Estar, e Cidadania e Participação Cívica.
“O Orçamento Participativo de Braga pretende promover a participação ativa, informada e construtiva dos munícipes e envolvê-los nos processos de governança local. Ao mesmo tempo, pretende dar voz aos cidadãos para que estes se envolvam numa visão conjunta com o município na resolução das necessidades emergentes, estimulando o espírito de diálogo e de intervenção”, refere a Câmara de Braga.