Horas depois da discussão pública durante um encontro com Donald Trump, na Casa Branca, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em entrevista à Fox, o reconheceu que o incidente com Trump “não foi bom para ambos os lados” e que gostaria que o Presidente norte-americano estivesse “realmente mais do lado” ucraniano em relação à Rússia e a Vladimir Putin, nas negociações para pôr fim ao conflito.
Mostrou-se, contudo, confiante de que “naturalmente” as relações com o Presidente norte-americano podem ser reparadas.
“Mas não posso mudar a nossa atitude ucraniana em relação à Rússia. E não quero que nos matem por causa disso. É muito, muito claro que os americanos são os nossos melhores amigos, os europeus são os nossos melhores amigos e Putin e a Rússia são os nossos inimigos. E não significa que queiramos isso, apenas queremos reconhecer a situação real”, afirmou.
Já este sábado Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu que “ninguém se esqueça” do seu país, que enfrenta um conflito armado com a Rússia, após a discussão pública durante um encontro com Donald Trump, na Casa Branca.
“Para nós é muito importante que a Ucrânia seja ouvida e que ninguém se esqueça dela, nem durante a guerra nem depois”, escreveu Zelensky numa mensagem publicada na sua conta no Telegram.
“É importante que o povo ucraniano saiba que não está sozinho, que os seus interesses estão representados em todos os países, em todos os cantos do mundo”, acrescentou Zelensky, que esta sexta-feira esteve reunido com a comunidade ucraniana na capital dos Estados Unidos.
O Presidente ucraniano também aproveitou para reiterar o seu agradecimento ao apoio recebido, sem mencionar de forma directa o incidente com Trump, que resultou numa inédita e tensa discussão pública.
“Obrigado pelo vosso apoio durante este momento difícil, por todos os vossos esforços pela Ucrânia e pelos ucranianos, e pela vossa ajuda, não apenas diplomática e financeira, mas também política, e pelas vossas orações”, acrescentou.
A reunião acabou também sem a assinatura do acordo sobre minerais que tinha levado Zelensky a Washington.
ovilaverdense@gmail.com
Com TSF e CNN