Ao longo do mês de Julho, a Câmara Municipal de Braga vai promover actividades lúdicas junto dos seus espaços arqueológicos e musealizados, através da realização de diversas iniciativas enquadradas com contexto histórico, artístico, político e social.
Nestes diferentes espaços vão ser realizadas visitas guiadas, nomeadamente aos Painéis Azulejares do Convento do Pópulo, à Domus da Escola Velha da Sé, à Fonte do Ídolo e às Termas Romanas do Alto da Cividade.
No caso do Convento do Pópulo, existirão várias iniciativas, como o “Vamos Azulejar: Plantas que Curam”, a “Oficina Brincadeiras de Antigamente” ou a narrativa dramatizada “Contos do Baú”.
Estas actividades destinam-se ao público em geral, a partir dos 6 anos de idade, com maior incidência no escolar e sénior. As mesmas vão decorrer de terça a sexta-feira, sendo que, no espaço Domus Escola Velha da Sé, as iniciativas vão apenas decorrer à quarta e quinta-feira.
Com estas dinâmicas, o município pretende «sensibilizar a comunidade para a importância da preservação das colecções e dos espaços como parte da nossa herança e identidade», através da «promoção educativa e do conhecimento das origens e costumes das tradições».
Nota ainda para a Fonte do Ídolo, que vai acolher o workshop “Papéis de Cera” e o ateliê “Oremos Fonte”. Nas Termas Romanas do Alto da Cividade vão realizar-se os ateliês “Flat Lux”, “Relógio de Sol” e “Romana Luz”.
As actividades são gratuitas, mediante inscrição, que pode ser feita aqui.