O Município de Braga vai investir mais de 2,3 milhões de euros em apoios educativos para o ano lectivo 2022/2023, sendo que propostas vão ser analisadas em reunião do Executivo Municipal, que vai ter lugar na próxima segunda-feira, dia 11 de Julho, na sede da Junta de Freguesia de S. José de São Lázaro.
Estas propostas são relativas ao Plano de Transportes Escolares (1,9ME), à atribuição de materiais escolares para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público (31.800 mil euros) e à aquisição de manuais escolares obrigatórios para os alunos do 1º ciclo do ensino básico do ensino privado (60 mil euros).
Para além disso, as propostas dizem respeito à atribuição de 15 Bolsas Sociais de Mérito (15 mil euros), à criação do programa “Voucher Educação” para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Público (230 mil euros) e ao acordo de parceria do projecto “Milage Aprender +” (32.500 mil euros).
Assim, o Município bracarense pretende «garantir o apoio aos grupos de crianças e alunos e das respectivas famílias identificadas como tendo carências económicas», ao mesmo que tempo que pretende assegurar a «equidade nos encargos financeiros das famílias com estas respostas, independentemente do estabelecimento de educação e ensino frequentados».
Estes apoios surgem ainda na sequência de uma« forte e consistente aposta» que o executivo municipal tem efectuado ao longo dos últimos anos, ao nível imaterial e das infra-estruturas, na área da educação e ensino, um instrumento considerado pelo Município como «basilar para o desenvolvimento da sociedade».