Mais de 1 milhão de pessoas passaram pela Noite Branca de Braga deste ano, num evento que decorreu entre os dias 2 e 4 de Setembro, refere a Câmara Municipal bracarense, em nota enviada.
Ao longo de três dias, os bracarenses e visitantes usufruíram de mais de 150 eventos divididos por cinco palcos, pelos museus, pelas salas de espectáculo e pelo espaço público.
Instalações, performances, arte pública e contemporânea, exposições, programação infanto-juvenil e concertos fizeram parte de uma jornada de mais de 48 horas de actividade cultural para todos os públicos.
Segundo informa a autarquia, museus, espaços culturais e históricos receberam perto de 16 mil visitantes, estando neste número incluídos os participantes nas 28 visitas guiadas que se realizaram.
Já os serviços educativos e de mediação artística e cultural (actividades infantis e de educação ambiental e cidadania) receberam mais de 13 mil participantes, com 30 oficinas a decorreram que envolveram 48 animadores socioculturais.
Na Noite Branca realizaram-se 29 exposições e instalações artísticas com 54 artistas envolvidos. Quanto a novas obras de arte pública, foram 17 as intervenções efectuadas por 17 artistas.
Por fim, é ainda mencionado que os espectáculos musicais (28) e as artes performativas (21 de teatro e 16 musicais de rua) envolveram 320 artistas e músicas, 100 técnicos e produtores e 15 entidades.
Nesta edição foram criados circuitos específicos para a arte, para a infância, para famílias e para as exposições, «o que permitiu aos visitantes uma experiência artística e cultural mais integrada e enriquecedora».