REGIÃO

REGIÃO -

Esposende promove Semana do Animal até 7 de Outubro

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Para assinalar o Dia Mundial do Animal, comemorado esta terça-feira, 4 de Outubro, o Município de Esposende – à semelhança de anos anteriores – realiza a “Semana do Animal”, com actividades a decorrer até à próxima sexta-feira, 7 de Outubro. O evento tem como intuito «chamar a atenção para o bem-estar dos animais e promover a sua adoção responsável».

5 DE OUTUBRO

O feriado 5 de Outubro ficará marcado pela realização de uma “cãominhada” e uma Feira de Adopção, evento que decorrerá a partir das 10h, no parque junto às Piscinas Foz do Cávado, em Esposende. Nos dias 6 e 7, com o apoio da Associação AMAR21 (projecto Patinhas) e da Equipa Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR), o Município vai promover actividades de demonstração e sensibilização.

ACÇÕES E RESULTADOS

No âmbito desta estratégia, no presente ano, o Gabinete de Proteção Animal e Veterinária (GPAV) da Câmara Municipal de Esposende, em associação com o Canil Intermunicipal de Ponte de Lima e com o apoio da ANIESP – Associação Animal de Esposende, já efetuou um total de «146 adoções (101 cães e 45 gatos)».

No que concerne à prestação de cuidados médico-veterinários de animais errantes, feridos e atropelados, no mesmo período, o Município e os Bombeiros Voluntários de Fão através do protocolo ‘’SOS Animal’’ prestaram, na totalidade, cuidados a «134 animais».

No âmbito do protocolo CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), foram intervencionados «50 animais», medida que tem como objectivo «controlar a população felina, sem dono, silvestre ou assilvestrado».

No seguimento da execução do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses procedeu-se à vacinação de «226 cães» e à aplicação de «61 microchips», procedimentos estes obrigatórios por lei (DL nº 313/2003 de 17 de dezembro).

Neste contexto, igualmente no âmbito do Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal e no âmbito das comemorações da Semana do Animal, o Município de Esposende, a título extraordinário e durante o mês de Outubro, isentará da taxa de adopção, com o intuito de «incentivar» a mesma. Assim, durante este período, o Município garante, a «título totalmente gratuito», a esterilização/castração, aplicação de microchip, boletim sanitário, vacina antirrábica e desparasitação. 

Para qualquer informação sobre adopção ou outro assunto, os interessados deverão contactar o Gabinete de Proteção Animal e Veterinária, através do endereço eletrónico veterinaria@cm-esposende.pt.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.