Uma centena de fotógrafos, litógrafos, jornalistas, narradores e comentadores de televisão e rádio vão marcar presença no convívio anual agendado para o próximo dia 01 de Maio, em Vila Verde. O fotojornalista Joaquim Lima volta a encabeçar a organização, que contempla uma missa no Santuário do Alívio, visita ao Museu do Linho de Marrancos e um almoço-convívio, em Ponte S. Vicente.
De acordo com Joaquim Lima, este convívio anual – apenas interrompido dois anos devido à pandemia Covid-19 – já se realiza «há 54 anos, sempre no 1º de Maio. Começou por ser um convívio de fotógrafos e litógrafos de Braga e acabou por juntar, mais tarde, jornalistas e narradores/comentadores de rádio e televisão de todo o País».
Lembra que «sempre foi no 1º de Maio, pois – mesmo na altura da ditadura – os fotógrafos e litógrafos que estavam unidos na mesma classe tinham direito ao feriado. Só mais tarde, após a revolução do 25 de Abril, é que foi alargado a todos os trabalhadores».
PROGRAMA
Há 54 anos que o evento acontece e volta a terras de Vila Verde dois anos depois. «Na pandemia não se realizou e voltamos a juntar-nos agora», assinala Joaquim Lima. E, mais uma vez, Vila Verde volta a acolher os profissionais da fotografia, vídeo, litografia e imprensa escrita, narrada e televisionada.
A concentração dos profissionais está marcada para as 10h30, no Santuário do Alívio, onde vai decorrer a missa comemorativa. Segue-se uma visita ao Museu do Linho, instalado em Marrancos. Logo após, vai decorrer o almoço-convívio, em Ponte S. Vicente, com animação popular a cargo do artista vilaverdense Ângelo Veloso, o “Anjinho”.
ovilaverdense@gmail.com
Fotos: Joaquim Lima (arquivo) – https://www.facebook.com/profile.php?id=100006967488528