CULTURA E PATRIMÓNIO

CULTURA E PATRIMÓNIO -

Câmara de Guimarães e Amar o Minho destacam a história e património de S. Torcato

A Câmara de Guimarães e a Comunidade Intermunicipal do Ave, ao programa Amar o Minho, apresentaram de duas obras sobre a história, devoção e património do ‘Santo do Povo’, São Torcato, anunciou esta quarta-feira a autarquia.

Tratam-se de ‘São Torcato: Romaria a um Vale Infindável’ e ‘São Torcato: História, Devoção e Património’ são resultado de um trabalho de investigação histórica e científica, coordenado por Raul Pereira e Francisco Brito.

Na apresentação das obras, o presidente da Câmara de Guimarães e presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Ave, Domingos Bragança, invocou Santo Agostinho ao afirmou “um presente das coisas passadas, um presente das coisas presentes e um presente das coisas futuras”.

Para o autarca socialista, “o presente das coisas passadas é a memória, o presente das coisas presentes é a vida e o presente das coisas futuras é a espera, a esperança”. Esperança que para Domingos Bragança significa que “São Torcato virá a ser o santo de S. Torcato, de Guimarães e de Portugal”.

Paulo Novais, juiz presidente da Irmandade de São Torcato, parceira neste projecto, falou em “dia histórico para a Irmandade”, agradecendo a todos quantos contribuíram para que fosse possível chegar a um resultado final que, na sua opinião, “é revelador do amor que os homens e mulheres de S. Torcato têm pela sua terra”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE