Os 153 jovens peregrinos das Jornadas Mundiais da Juventude, vindos de Espanha, Brasil e Moçambique, foram hoje formalmente acolhidos em Vila Verde. Foram recebidos nos Paços do Concelho, onde decorreu a sessão de boas-vindas. Até domingo, vão permanecer no concelho, no âmbito do programa de preparação para a Jornada Mundial da Juventude.
«Vila Verde é a terra dos lenços de namorados, que recebe de coração e braços abertos», frisou a presidente da câmara municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, salientando a «oportunidade para partilhar conhecimentos e experiências, e darmos a conhecer as nossas terras e a nossa identidade».
No concelho de Vila Verde estão 153 jovens, oriundos da diocese de Alcalá de Henares (Espanha), acompanhados por D. António Lucena; da pastoral nacional de Moçambique, com o Padre Semião; e de Fortaleza (Brasil), coordenados por Liliana Façanha.
Os jovens estão alojados em espaços nas freguesias de Freiriz, Ribeira do Neiva, Vila de Prado, Pico de Regalados, Coucieiro, Sabariz, Lanhas, Moure e Vila Verde, assim como em instalações da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.
Sob coordenação do padre Sandro Vasconcelos, os jovens têm um intenso programa de atividades e iniciativas que decorrem até domingo, em diferentes espaços e instituições do concelho, como a Aliança Artesanal, a Cervejaria Letra e Chocolate com Pimenta.
Vários eventos religiosos, assim como arraiais populares e espetáculos musicais e de artes, fazem parte do programa.
ovilaverdense@gmail.com