Mais de 900 mulheres participam, esta tarde, no Desfile da Mordomia da Romaria D´Agonia, em Viana do Castelo, ‘a rainha das romarias’ que decorre por estes dias. O mais emblemático momento das festas conta com a adesão de mulheres de sete países devidamente trajadas e ouradas a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.
«Estamos a falar de 908 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 11 distritos de Portugal e mais seis países», afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Entre elas pontuam duas vilaverdenses, Alexandra Cruz e Tânia Silva, que integram o Grupo Folclórico União de Tradições.
«São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos tornando este desfile em algo ainda mais único», acentua aquele responsável
No Desfile da Mordomia, que este ano acontece esta quinta-feira (17 de agosto), várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se durante dias, vestem-se rigorosamente, engalanadas também com quilos de peças de ouro de família ao peito, e saem à rua para mostrar a história da mulher vianense.
Juntam-se mulheres provenientes, além de Portugal, do Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça.
«A Organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, criando mais postos de leitura do QR code, contando com a presença de mais colaboradores e promovendo mais sombra nos jardins do antigo Governo Civil», explica ainda o presidente da VianaFestas.
Em 2023, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Morgada, representaram o maior número de inscrições.
ovilaverdense@gmail.com