PSD Guimarães acusa PS de “insensibilidade” por chumbo de apoio às famílias para compra de material escolar

O líder do PSD-Guimarães e vereador, Ricardo Araújo, viu esta quinta-feira o PS a chumbar a proposta de atribuição de um apoio municipal para a aquisição de material escolar destinado a todas famílias apresentadas pelo partido na reunião de Executivo. Araújo acusou os socialistas de “insensibilidade”.

A proposta social-democrata já havia sido feita há um ano e voltou a ser reiterada num “momento particularmente difícil para a economia e as famílias”, suportou Ricardo Araújo, notando que a proposta defende que o apoio financeiro para a aquisição de material escolar deveria ser obrigatoriamente usado no comércio tradicional vimaranense.

“As famílias vimaranenses apenas não têm hoje mais apoios para suportar as despesas escolares porque o PS não quer”, concluiu Ricardo Araújo, depois de ver a maioria socialista que governa a Câmara Municipal chumbar, pela segunda vez, a proposta social-democrata.

A proposta defende a atribuição de um vale a todos os alunos matriculados em Guimarães até ao ensino secundário para ser descontado no comércio local na compra de material escolar.

PS “INSENSIVÉL”

“A nossa proposta já fazia todo o sentido há um ano atrás, mas hoje, face ao avolumar do custo de vida, das crescentes despesas das famílias nos diversos domínios, faz ainda mais sentido e justifica-se plenamente por contribuir para aliviar o elevado esforço de muitos com a educação dos seus filhos. Infelizmente, o PS em Guimarães entende que não», afirmou o líder social-democrata.

Considerando ser de “grande importância” para as famílias que o município lançasse um programa de apoio à aquisição de material escolar, que complemente os actuais apoios aos manuais, fichas e cadernos de actividades, Ricardo Araújo lamentou que a gestão socialista voltasse a ser “insensível a este terceiro aspecto do custo que as famílias têm que suportar no início de cada ano escolar”.

“Face à conjuntura de dificuldades em que vivemos, este apoio seria ainda mais importante para as famílias vimaranenses, pelo que ainda mais se justificaria”, sublinhou.

Além disso, Ricardo Araújo acrescentou que a atribuição do vale para aquisição de material escolar às famílias apoiaria o comércio tradicional vimaranense.

“Teríamos aqui um ganho duplo neste apoio económico às famílias e ao nosso comércio, dado que o vale teria que ser obrigatoriamente usado em compras no comércio tradicional do nosso concelho, mas, em vez disso, temos um dupla e lamentável perda”, concluiu Ricardo Araújo, manifestando descontentamento pelo chumbo socialista daquela proposta.

“Ficou hoje mais uma vez claro que em Guimarães não temos apoio financeiro à aquisição de material escolar porque o Partido Socialista não quer”, rematou o vereador e líder social-democrata.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais