PAÍS -

PAÍS - -

Rola-brava em risco de extinção em Portugal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Quercus avisa que a rola-brava, também conhecida por rola-comum, está em risco de extinção em Portugal. As populações da icónica espécie da fauna portuguesa têm diminuído acentuadamente por toda a Europa nas últimas dezenas de anos, devido a dois factores principais: intensificação agrícola e caça excessiva.

A espécie foi classificada em 2015 como Espécie Vulnerável à Extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). A Comissão Europeia encarregou a BirdLife Internacional e a Federação das Associação de Caçadores Europeias de elaborarem um plano de acção para a espécie. Este plano determina que é urgente restaurar e manter os habitats agrícolas de boa qualidade e implementar a caça dentro de níveis de abate sustentáveis.

Em Portugal, a Quercus indica que a situação é idêntica ao resto da Europa. O Censo de Aves Comuns mostra um decréscimo populacional acentuado desde 2004, e uma tese de doutoramento do Instituto Superior de Agronomia revela uma regressão populacional acentuada da rola-brava desde 1994, com uma diminuição média de 80%.

A Coligação C6, que integra as maiores Associações de Defesa do Ambiente portuguesas e é constituída pelo GEOTA, FAPAS, LPN, QUERCUS, SPEA e ANP/WWF, defende assim a suspensão imediata da caça à rola-brava em Portugal e em toda a Europa.

Esta é também a posição de muitos caçadores portugueses, preocupados com a redução acentuada destas rolas no campo. Esta suspensão deve vigorar até que seja definido o limite sustentável de abate, e que esse limite possa ser correctamente implementado no nosso país.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.