O Ministério da Agricultura e Pescas alargou o prazo para submissão de candidaturas ao PU 2024 até ao dia 25 de junho, às 18h00 horas. Prazo terminava na passa sexta-feira. O novo prazo inclui a penalização de 1% por dia útil.
O ajustamento do prazo limite para a submissão de candidaturas na presente campanha prende-se, sobretudo, com candidaturas de maior dimensão e complexidade, justifica o ministério liderado pelo vilaverdense José Manuel Fernandes.
«Reconhecemos o esforço feito, pelos técnicos e agricultores, nesta reta final de submissão de candidaturas para cumprir o prazo. No entanto, face às dificuldades que têm existido no “carregamento” de algumas candidaturas mais complexas, decidimos ajustar o prazo limite», realça o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
O Ministério da Agricultura e Pescas faz um apelo aos agricultores «para que mantenham o bom ritmo no processo de submissão de candidaturas para permitir que todos possam beneficiar deste importante instrumento e não comprometer o calendário previsto para pagamentos».
A nível nacional, o Pedido Único soma este ano mais de 170 mil candidaturas. O ministro da Agricultura já reconheceu que o sistema é lento e complexo.
O prazo já foi este ano alargado por duas vezes face às dificuldades sentidas pelos agricultores nos procedimentos para aceder aos apoios.
ovilaverdense@gmail.com