Os bombeiros voluntários de Braga inauguraram, esta tarde, o novo quartel, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro. Na ocasião, o presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, anunciou que vai atribuir um apoio extraordinário de 250 mil euros.
Situado em S. Paio de Arcos, o novo quartel reúne melhores condições «pela sua modernidade, pela maior área de operação e de parque de viaturas, assim como infra-estruturas de qualidade para o desenvolvimento de exercícios de treino e de formação. Melhores condições, melhor e maior capacidade para servir a população bracarense», sublinha a autarquia bracarense.
Perante o Primeiro-Ministro, o Autarca Bracarense afirmou que os bombeiros voluntários «vivem há demasiado tempo na expectativa de um tratamento justo, sublinhando que a Câmara Municipal tem em aprovação um regulamento de benefícios conferidos aos voluntários de socorro».
O Primeiro-Ministro Luís Montenegro falou na necessidade de existirem incentivos e um estatuto de valorização do trabalho desempenhado pelos Bombeiros Voluntários.
«Temos muito respeito por aqueles que entregam parte da sua disponibilidade à tarefa de manter as corporações de bombeiros voluntários em condições de responder de forma eficaz a todas as solicitações de socorro», afirmou, dando conta da necessidade de atrair os jovens para esta missão.
Por seu turno, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, António Ferreira, agradeceu à Câmara Municipal toda a colaboração e apoio dado para a concretização da obra. «A Câmara Municipal de Braga esteve sempre ao nosso lado e foi o nosso maior aliado», frisou.
Durante a cerimónia foram atribuídas medalhas de mérito a elementos dos órgãos sociais da associação, ao presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, ao vereador da Protecção Civil, Altino Bessa, ao comandante da corporação Pedro Ribeiro e ao presidente da Associação Humanitária, António Ferreira.
Destaque ainda para a inauguração do Monumento ao Bombeiro, uma obra instalada logo à entrada do recinto, no parque de acesso ao edifício principal.
O monumento, realizado num bloco de granito oferecido aos bombeiros, é da autoria de um escultor de Valença.
ovilaverdense@gmail.com