A freguesia de Cabanelas, em Vila Verde, passa a ter uma farmácia a partir de hoje. A inauguração da ‘Farmácia Jacinta Macedo’ decorreu esta manhã, «uma importante mais-valia para a população de Cabanelas e arredores», salienta a presidente de junta, Anabela Rei, que destaca ainda «o crescimento de serviços que a freguesia tem registado nos últimos anos».
Localizada junto à EN 205, a ‘Farmácia de Cabanelas’ insere-se numa nova urbanização que contempla ainda outras áreas de serviços «importantes» para a freguesia.
«Saímos de Cervães, onde notamos alguma perda nos últimos anos devido à transferência de utentes para o Centro de Saúde de Prado e porque a população mais idosa foi falecendo», refere a diretora técnica e proprietária, Jacinta Macedo.
«As condições físicas eram pouco apelativas, pelo que mudamos para uma localização mais central, com outra visibilidade e com mais serviços», acrescenta.
Nesta fase, será já implementada «a entrega ao domicílio, o serviço de injetáveis e vamos também ter apoio médico», revela. A nova farmácia «vai ainda adaptar os serviços às necessidade da população. Queremos continuar a servir Cervães, quem passa e as freguesias limítrofes».
Com três funcionários, um técnico superior de saúde e dois farmacêuticos, a freguesia de Cabanelas mostra-se «extremamente satisfeita» pela instalação em Cabanelas, «mais um importante serviço de apoio social. Temos uma freguesia grande e desenvolvida, agora com mais um serviço de apoio direto».
Anabela Rei acredita que «este é mais um investimento em Cabanelas de entre outros que temos atraído. Vai atrair ainda mais investidores».
A Junta de Freguesia de Cabanelas prepara agora um protocolo de cooperação, «para um apoio diferenciado para a população».
ovilaverdense@gmail.com