REGIÃO

REGIÃO -

Câmara de Esposende atribui 100 mil euros às freguesias

Em reunião de Câmara, o município de Esposende deliberou atribuir diversos apoios financeiros contemplando juntas e uniões de Freguesia e uma instituição do concelho, no valor global de 99.640 euros. Os apoios destinam-se à aquisição de viaturas, requalificação de equipamentos e beneficiação da rede viária.

Para a Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferido o montante de 13.491 euros, para ajudar à aquisição de uma viatura de mercadorias usada, de modo a melhor prestar todo o tipo de apoio no transporte de bens e materiais, bem como a garantir o regular fornecimento de refeições às escolas de Marinhas.

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos vai receber 34.204 euros, sendo que 25.420 euros se destinam à aquisição de um tractor agrícola novo, e 8.784 euros para a compra de dois reboques novos. Trata-se de equipamentos indispensáveis para a União de Freguesias poder garantir os trabalhos normais de manutenção da freguesia.

Ainda em matéria de apoios financeiros, o município vai conceder um apoio à Junta de Freguesia de Vila Chã, no valor de 5.855 euros para suportar as despesas inerentes à manutenção dos edifícios propriedade da Junta, para resolver problemas de conservação.

Já a Junta de Freguesia de Forjães viu aprovado o apoio financeiro de 28.166 euros, para fazer face aos custos com a pavimentação de várias sobrelarguras em algumas ruas da freguesia.

O Executivo municipal deliberou ainda atribuir 17.925 euros ao Centro Social da Juventude de Belinho para fazer face aos custos de aquisição de uma viatura de nove lugares, de modo que a instituição possa continuar a assegurar os serviços à comunidade, nomeadamente o transporte dos utentes do Centro de Dia.

A autarquia recorda que, “esta semana, foram formalizados os autos de Transferência de Competências, que garantem um aumento de cerca de 44% do valor destinado às Juntas de Freguesia, num volume global superior a 600 mil euros”.

“Esta transferência de verbas garante a continuidade da melhoria dos serviços prestados às populações, promovendo, ainda, a equidade na gestão dos recursos públicos”, refere.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE