Aviso vermelho por calor alargado a 13 distritos; temperaturas podem atingir os 44 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou este sábado de 12 para 13 o número de distritos de Portugal continental sob aviso vermelho devido à persistência de temperaturas extremamente elevadas, mantendo-se este nível de alerta até domingo na maioria dos territórios abrangidos.

O aviso vermelho, o mais elevado na escala de alertas meteorológicos do IPMA, está em vigor nos distritos de Portalegre, Évora, Beja, Santarém, Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo.

Na maioria destes distritos, o aviso permanecerá ativo até às 23h00 de domingo. No entanto, em Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, o nível de alerta será reduzido para laranja às 23h00 deste sábado, mantendo-se ainda assim um risco elevado associado ao calor.

Portugal continental atravessa um dos períodos mais intensos da atual onda de calor, com temperaturas máximas que poderão atingir os 44 graus Celsius e mínimas entre os 24 e os 28 graus, favorecendo a ocorrência de noites tropicais em várias regiões do país.

Face às condições meteorológicas excecionais, o Governo declarou na passada quinta-feira a situação de alerta em todo o território continental até segunda-feira, tendo igualmente aprovado medidas extraordinárias, entre as quais a proibição da utilização de maquinaria em determinadas atividades agrícolas, como forma de reduzir o risco de incêndio rural.

Os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Faro encontram-se sob aviso laranja, o segundo mais elevado da escala do IPMA.

Na Região Autónoma da Madeira, mantém-se o aviso laranja nas zonas montanhosas devido à persistência de temperaturas elevadas, prolongando-se até às 06h00 de terça-feira. Já o restante território da ilha da Madeira e a ilha do Porto Santo permanecem sob aviso amarelo durante o mesmo período.

Para este sábado, o IPMA prevê tempo quente, com céu geralmente pouco nublado ou limpo em todo o continente e vento moderado, mais intenso nas terras altas. As autoridades continuam a recomendar à população que evite a exposição solar nas horas de maior calor, reforce a hidratação e adote comportamentos preventivos perante o risco muito elevado de incêndio rural.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais