LUTO (Braga)

LUTO (Braga) -

Morreu Carlos Sarmento Pereira, o proprietário da centenária ‘Casa Pereira das Violas’ em Braga

Morreu Carlos Sarmento Pereira, o proprietário da Casa Pereira das Violas, espaço de comércio centenário situado na Avenida Central, em Braga. Tinha 99 anos de idade.

Carlos Sarmento Pereira tinha sete filhos, 14 netos e 12 bisnetos. Era professor, comerciante, bracarense e braguista.

São muitas as homenagens nas redes sociais de antigos alunos.

«Braga ficou hoje mais pobre com o falecimento do Dr. Carlos Sarmento Pereira, um homem que toda a cidade admirava e respeitava. E um fervoroso adepto e sócio (número 40) do SC Braga que, em janeiro de 2018, por ocasião do centenário da ‘sua’ casa, Pereira das Violas, foi distinguido pelo clube. Paz à sua alma e os meus sentimentos a toda a família», escreve nas redes sociais José Tinoco Marques, ex-provedor do sócio do clube.

Por sua vez o filho escreve palavras emocionantes. António Sarmento, filho do falecido, partilhou uma sentida nota de pesar nas redes sociais: «Marido, 7 filhos, 14 netos, 12 bisnetos. Professor, comerciante, bracarense, braguista. Cidadão. Uma vida longa. Cheia. Despeço-me do meu pai como sempre fiz: Até logo», refere.

 

As cerimónias fúnebres realizam-se no sábado, dia 28 de dezembro, às 15h00, na Igreja de São Victor.

CASA CENTENÁRIA

Liderava um dos espaços de comércio mais carismáticos da cidade, onde se encontram rendas, linhas e botões, fitas, bordados, agulhas e alfinetes.

A casa ‘Pereira das Violas’ nasceu em Janeiro de 1918. Mas ao contrário do que o nome indica, nesta loja não se vendem violas ou qualquer outro tipo de instrumento musical.

O primeiro proprietário da loja era conhecido na Cidade por José da Viola. Um homem generoso que dava pão aos mais pobres. A palavra ‘miolo’ depressa passou a ‘violo’. Quando Manuel Pereira, pai do actual proprietário, ficou com o estabelecimento comercial decidiu manter a referência. E, assim, nasceu o ‘Pereira das Violas’.

ovilaverdense@gmail.com

Foto: Município de Braga

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE