O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, participou esta terça-feira, em Braga, na apresentação do jogo de tabuleiro ‘Constituição’, uma iniciativa que visa reforçar a literacia democrática e incentivar a participação cívica entre as crianças.
Reforçar o compromisso de educar para a cidadania e fortalecer os valores democráticos desde a infância, contribuindo para uma sociedade mais consciente e participativa, são os objectivos deste jogo que chegará a todas as escolas do concelho de Braga.
José Pedro Aguiar-Branco, destacou a importância de iniciativas como esta, para “fortalecer os valores democráticos desde a infância”.
“As sociedades são muito fragmentadas. Portanto, tudo o que possa contribuir para o exercício da democracia, para cultivar o direito à diferença e uma vivência comunitária mais forte deve ser valorizado. Trabalhar com estas crianças significa investir num futuro melhor, nomeadamente para a qualidade democrática do nosso país”, afirmou.
Já Ricardo Rio, presidente da Câmara bracarense sublinhou o entusiasmo do município de Braga ao apoiar este projecto e a sua importância na formação cívica dos mais jovens.
“Fomos desafiados pela Associação Beira Serra, que promoveu a iniciativa, e fomos dos primeiros a responder. A cidadania deve ser incentivada desde cedo como uma ferramenta de integração e de construção de valores essenciais. É por isso que vamos distribuir cerca de 160 exemplares do jogo pelas escolas do concelho numa primeira fase”, explicou Ricardo Rio.
O JOGO
Desenvolvido pela Associação Beira Serra e pela Triciclo Editora, com o contributo de mais de 190 crianças, o jogo ‘Constituição’ é destinado a crianças a partir dos 8 anos e promove uma viagem lúdica pelos princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa.
Com casas de avanço e recuo, desafios como perguntas, mímicas e coligações, os participantes aprendem sobre direitos e deveres democráticos enquanto se divertem.
O jogo foi criado no âmbito do Projecto Civitas, com financiamento do Active Citizens Fund, através da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Bissaya Barreto, contando ainda com a consultoria científica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e o acompanhamento da Assembleia da República.
ovilaverdense@gmail.com