O presidente da Câmara de Braga defendeu a importância de diversificar o tecido empresarial local e o incremento da ligação entre as empresas e os centros de conhecimento do território bracarense.
Ricardo Rio, que falava esta quarta-feira na abertura da primeira edição do evento ‘Rota do Crescimento’, promovido pelo Jornal Económico, com o apoio institucional da InvestBraga, abordou a plataforma de informação socioeconómica de Braga, denominada VITRAL – Uma Visão do Concelho. O autarca explicou, que a plataforma, desenvolvida pelo município e InvestBraga, disponibiliza indicadores sobre o desenvolvimento económico e social da região, destinando-se a apoiar a tomada de decisão de empresas e organizações.
O VITRAL agrega indicadores de crescimento agrupados por temas como: Cuidar, Viver, Visitar, Investir e Capacitar. Os dados são actualizados regularmente a partir de fontes como INE, IEFP, EUROSTAT, PORDATA, entre outras fontes de informação e disponibilização de dados tratados pela InvestBraga.
Ricardo Rio destacou a afirmação do concelho no que diz respeito ao dinamismo económico e os avanços registados nos últimos anos. Daí que Braga tenha sido escolhida para ponto de partida desta ‘Rota’.
“Temos registado crescimento em indicadores relevantes para diferentes sectores de actividade, como a criação de postos de trabalho, aumento das exportações, do volume de investimento das empresas ou o crescimento turístico”, afirmou, sublinhando “o carácter inovador do nosso tecido económico, que tem beneficiado da ligação existente entre a base empresarial e os centros de conhecimento do território”.
Sobre o futuro, Ricardo Rio sublinhou ainda “a importância de diversificar o tecido empresarial local”.
Referindo-se ao encontro, realizado em parceria com a Sabseg, o Crédito Agrícola e a Yunit, Ricardo Rio referiu que além de “celebrar o que conseguimos alcançar (…), “estamos acima de tudo a antecipar os próximos tempos que irão marcar esta mesma trajectória. Temos efectuado esforços de aproveitamento de outras tipologias de empresas, diferentes das que já temos no território, para diversificar e fortalecer o nosso tecido económico”,
O projecto ‘Rota do Crescimento visa apoiar as pequenas e médias empresas (PMEs) portuguesas na superação de desafios e no aproveitamento de novas oportunidades de crescimento. Com um tecido empresarial predominantemente composto por PMEs de carácter familiar, este evento promove um debate alargado entre decisores políticos, associações empresariais e empresários sobre as necessidades e potencialidades do sector empresarial em Portugal.