A NASA avançou que o asteróide 2024 YR4 não será uma «ameaça significativa» para a Terra em 2032 ou anos seguintes.
«A probabilidade de impacto do asteroide 2024 YR4 baixou para 0,004%. Espera-se que passe em segurança pela Terra em 2032», publicou a NASA, na sua conta da rede social X.
A agência especial explica que, seguindo novas observações e estudos do seu Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), foi possível calcular que este objeto não tem «potencial significativo» de impacto com a Terra durante o próximo século.
«As últimas observações reduziram ainda mais a incerteza da sua futura trajetória, e o leque de possíveis localizações onde o asteroide poderia estar a 22 de dezembro de 2032 afastou-se ainda mais da Terra», acrescenta.
A Agência Espacial Europeia (ESA) também desceu a probabilidade de impacto do asteroide com a Terra para 0,002%.
Ainda assim, continua a aumentar a probabilidade de um impacto na Lua nesse dia de 2032. No entanto, está em 1,7%, o que continua a ser «muito baixa», diz a NASA.
Mais ainda, adiantou que vai continuar a vigiar o asteroide.
«Embora este asteroide já não apresente um risco de impacto significativo para a Terra, o 2024 YR4 constituiu uma oportunidade inestimável para os especialistas da NASA e das instituições parceiras testarem a ciência da defesa planetária e os processos de notificação», refere.
O objeto foi descoberto no final de 2024 e chamado 2024 YR4. Segundo cálculos, estima-se que tenha entre 40 e 100 metros de largura, localizado a 43 milhões de quilómetros de distância da Terra, atualmente.
ovilaverdense@gmail.com