O Papa Leão XIV ofereceu este sábado, 11 de outubro, uma Rosa de Ouro a Nossa Senhora de Fátima, durante um momento de oração diante da imagem da Virgem, que se encontra em Roma a convite do próprio Pontífice. A escultura, habitualmente venerada na Capelinha das Aparições, está presente na Jornada de Espiritualidade Mariana e regressa a Fátima amanhã.
Na oração, o Santo Padre pediu a intercessão de Maria pela paz no mundo, sublinhando o significado universal da mensagem de Fátima. É a primeira vez que Leão XIV reza diante da imagem da Virgem Peregrina, numa homenagem que reforça os laços espirituais entre Roma e o santuário português.
Entretanto, em Fátima, decorrem os preparativos para a última grande peregrinação do ano, que deverá reunir milhares de fiéis vindos de todo o país e do estrangeiro. Muitos chegam a pé, após dias de caminhada, trazendo intenções pessoais e comunitárias que confiam à proteção de Nossa Senhora.
A celebração marca o encerramento do ciclo anual de peregrinações, num fim de semana em que Fátima volta a ser ponto de encontro da fé, da esperança e da memória coletiva.
ÚLTIMA GRANDE PEREGRINAÇÃO DO ANO
A última grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima arrancou este domingo, presidida pelo arcebispo da Beira, em Moçambique, Claudio Dalla Zuanna, sendo esperados milhares de fiéis até segunda-feira.
A peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de outubro, 108 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria, arrancou esta tarde, com a procissão eucarística, no recinto de oração.
Às 21h30, o arcebispo Claudio Dalla Zuanna dá início à celebração da noite com a bênção solene das velas e a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas.
Uma hora mais tarde decorre a celebração da Palavra, no recinto.
Já na segunda-feira, o momento mais aguardado é a missa, a partir das 10h00, com a bênção dos doentes e procissão do adeus.



