São Miguel de Cabaços cumpre a tradição: Bênção dos Animais marca as festas de Santo Antão

A Paróquia de São Miguel de Cabaços, em Ponte de Lima,  promove, entre os dias 16 e 18 de janeiro, a Festa de Santo Antão, numa edição marcada por um forte enquadramento espiritual e vocacional. Embora as festas principais do padroeiro, São Miguel, se realizem em setembro, a comunidade vive ao longo de todo o ano uma temática pastoral comum, que em 2024 assume um caráter franciscano sob o lema “Francisco Santo”.

A escolha do tema surge no contexto das comemorações dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis e dos 400 anos do martírio do limiano Francisco Pacheco, figuras que inspiram a vivência da fé, da simplicidade e do compromisso com o próximo e com a criação.

Neste horizonte, Santo António Abade — também conhecido como Santo Antão, protetor dos animais e modelo de vida simples e orante — encontra-se espiritualmente com São Francisco de Assis, o santo da fraternidade universal.

PROGRAMA 

O programa tem início na sexta-feira, 16 de janeiro, com momentos de oração e reflexão, incluindo a meditação do terço, a Eucaristia em honra de Santo António “Pequenino”, a sessão cultural “Exulta, felix Lusitania!” na Biblioteca do Adro e, à noite, a iniciativa “Cest’ às 9”, dedicada ao caminho franciscano que a paróquia pretende percorrer ao longo do ano.

No sábado, 17 de janeiro, dia litúrgico de Santo António Abade, a celebração ganha um caráter mais popular e comunitário, com a realização da Feira do Fumeiro, atividades formativas e educativas, catequese, momentos musicais, oração do rosário e a Eucaristia em honra de Santo António “Grande”, expressão da devoção profundamente enraizada no povo.

O domingo, 18 de janeiro, inicia-se com o acolhimento na Betânia Paroquial, seguindo-se catequese e uma reflexão espiritual intitulada “de Sant’ António a Sant’ Antóne; de Francisco a S. Francisco”, culminando na Celebração da Eucaristia Dominical.

O ponto alto da tarde acontece às 15h30, com a Bênção dos Animais no Oratório de São Francisco, junto à Igreja de Cabaços, num gesto simbólico que sublinha o cuidado da criação, tão caro à espiritualidade franciscana. A animação estará a cargo do Grupo de Cantares do Samiguel e de Cabaços, encerrando com o término da Feira do Fumeiro.

A Festa de Santo Antão em São Miguel de Cabaços afirma-se, assim, como um tempo de fé vivida, comunhão fraterna e compromisso cristão, onde tradição e atualidade se cruzam para recordar que a santidade passa também pela simplicidade, pela oração e pelo respeito por toda a criação.

[email protected] 

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais