Operação Marquês: Tribunal agenda audição de gravações para manter julgamento de Sócrates

O Tribunal que julga José Sócrates no âmbito da Operação Marquês agendou a audição de 102 horas e 57 minutos de declarações de arguidos e 7 horas e 30 minutos de depoimentos de testemunhas já falecidas, distribuídas pelas próximas 20 sessões, com o objetivo de garantir a continuidade do julgamento sem prejudicar o direito de defesa do antigo primeiro-ministro.

A decisão foi comunicada hoje em despacho da presidente do coletivo de juízes, Susana Seca, que sublinha que a reprodução destas gravações “não pressupõe contraditório imediato” e permite que o(s) futuro(s) defensor(es) de José Sócrates preparem-se adequadamente.

O despacho mantém a sessão marcada para 17 de março, apesar da renúncia do advogado oficioso nomeado pela Ordem dos Advogados, e reconhece que o julgamento continuará com um defensor que ainda não teve tempo para preparação da defesa. “Tendo em conta as vicissitudes processuais em curso relativamente à defesa do arguido José Sócrates, é um facto indesmentível que a audiência realizar-se-á com defensor que ainda não teve tempo de preparação”, lê-se no despacho.

Inicialmente, estava previsto o interrogatório de Gonçalo Trindade Ferreira, um dos 21 arguidos do processo. O julgamento decorre às terças, quartas e quintas-feiras, sendo interrompido na semana anterior à Páscoa, o que significa que a reprodução das declarações deverá prolongar-se até início de maio.

O processo, iniciado a 3 de julho de 2025, já sofreu três interrupções desde novembro, todas ligadas à substituição de advogados de José Sócrates. O ex-primeiro-ministro, de 68 anos, está pronunciado por 22 crimes, incluindo três de corrupção, relacionados com alegados pagamentos recebidos para favorecer o Grupo Lena, o Grupo Espírito Santo (GES) e o resort algarvio de Vale do Lobo.

No total, há 21 arguidos, a maioria dos quais nega a prática dos 117 crimes económico-financeiros imputados. Segundo o tribunal, os ilícitos teriam sido cometidos entre 2005 e 2014, e alguns crimes de corrupção mais antigos podem prescrever já no primeiro semestre deste ano.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais