O Minho vai estar esta terça-feira sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, sobretudo no interior dos distritos de Braga e Viana do Castelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso entra em vigor às 09h00 e prolonga-se até 2 de julho, às 18h00.
Para esta terça-feira estão previstas temperaturas máximas na ordem dos 35°C na região, com tendência para subida nos próximos dias, podendo ultrapassar os 40°C em várias zonas do país. O IPMA alerta ainda para noites tropicais, com mínimas a rondar os 20°C e que, em alguns locais, poderão atingir os 22°C no fim de semana.
Segundo o instituto, este episódio de tempo quente terá “maior impacto no litoral oeste”, onde se prevê a ocorrência de vários dias consecutivos com temperaturas máximas acima dos 35°C e mínimas superiores a 20°C, devido à fraca intensidade da brisa marítima.
O cenário meteorológico está associado a um anticiclone localizado a norte/noroeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, influenciando o território continental com circulação de quadrante leste, responsável pelo transporte de ar quente e seco.
De acordo com o IPMA, a partir de 1 de julho estão previstos valores de temperatura máxima entre 40°C e 43°C no vale do Tejo e no Alentejo, com possibilidade de extensão a outras regiões. Também a temperatura mínima deverá subir de forma significativa, contribuindo para noites particularmente quentes em grande parte do país.
Face a esta situação, foram emitidos avisos de nível amarelo para vários distritos, incluindo Viana do Castelo e Braga, com possibilidade de agravamento nos próximos dias. O IPMA admite ainda a eventual subida do nível de alerta, com a emissão de aviso laranja em algumas regiões a partir de quarta-feira.
O instituto meteorológico alerta que o quadro de tempo quente e seco deverá manter-se ao longo da semana, recomendando especial atenção a grupos de risco, como idosos, crianças e doentes crónicos, devido ao aumento do perigo associado às temperaturas extremas.



