Preservação ambiental foi o tema em destaque no primeiro dia da Semana da Floresta Autóctone

A Semana da Floresta Autóctone arrancou na manhã desta segunda-feira, 18 Novembro, com a inauguração da exposição “Florestas, um património a descobrir”. Um grupo de alunos da Escola Secundária de Vila Verde foi o primeiro a visitar a mostra que, sob o mote da protecção do ecossistema florestal, constitui-se por diversos painéis onde constam importantes informações sobre a floresta e a sua preservação.

Cedida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, a exposição estará patente ao público de 18 a 29 de Novembro, no átrio principal do Município de Vila Verde. A actividade contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, do Vereador do Ambiente, Patrício Araújo e da Vereadora da Educação, Júlia Fernandes.

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ESPÉCIES INVASORAS

Durante a manhã, também a Zona de Lazer da Ponte Nova acolheu uma acção de sensibilização sobre espécies invasoras, onde estiveram presentes os alunos do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, que assistiram a uma peça de teatro sobre alterações climáticas, interpretada por alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde.

Na parte da tarde, os alunos da Escola Básica de Vila Verde tiveram a oportunidade de ouvir Armando Carvalho, Representante de um dos principais projectos de limpeza do Rio Cávado.

Depois da parte teórica, os alunos rumaram junto à Zona de Lazer da Ponte Nova, na Loureira, para perceberem “in loco” tudo aquilo que aprenderam anteriormente, ao mesmo tempo que analisavam de perto as plantas e animais invasores.

«É FULCRAL QUE OS ALUNOS PERCEBAM DESDE CEDO A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES AUTÓCTONES»

A actividade começou com a intervenção da Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, que «elogiou» a forma como se encontram, actualmente, os rios do concelho de Vila Verde, «demonstrando, no entanto, a sua preocupação» em relação à permanência de algumas espécies invasoras.

«É fulcral que os alunos percebam, desde cedo, a importância da preservação das espécies autóctones. Esta educação ambiental é um dos nossos principais objectivos enquanto Município», afirmou a autarca.

A Vereadora referiu ainda que «São estas espécies que conservam a paisagem natural caracterizante do nosso concelho e preservam os nossos valores históricos e culturais, fortalecendo o turismo, daí que seja muito importante proteger e preservar o património natural do nosso Concelho».

Os alunos puderam, ainda, usufruir de uma aula prática, onde a Equipa Municipal de Intervenção Florestal demonstrou como “matar” as Mimosas, espécie invasora abundante naquela zona.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais