Esta segunda-feira, 25 de Novembro, comemora-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Para assinalar a efeméride, o Município de Vila Verde e diversas instituições públicas e privadas do concelho, irão associar-se à União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), com a colocação de faixas pretas, em sinal de luto e protesto pelas mulheres assassinadas, cujo slogan da iniciativa é “ No Amor Só Bate o Coração”.
Além da adesão a esta iniciativa da UMAR, o Município de Vila Verde também se irá associar à Campanha Nacional da GNR “Não deixes que façam de ti um saco. Denuncia!”, que consiste na colocação de cartazes alusivos à campanha nos “muppis” públicos.
A colocação das faixas pretas no edifício da Câmara Municipal de Vila Verde e nos edifícios das entidades que aderiram tem como objectivo «alertar e sensibilizar a população para o elevado número de mulheres vítimas de violência doméstica».
Além da colocação das tarjas, a Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela e a Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima terão patentes exposições bibliográficas e documentais sobre a violência sobre as mulheres, as publicações diárias sobre o tema nas redes sociais durante toda a semana, o guia de leitura, cinema e música com informação actualizada, obras de ficção e não ficção e filmes e músicas que abordam a violência sobre as mulheres.
INSTITUIÇÕES QUE SE ASSOCIARAM
Município de Vila Verde
CPCJ de Vila Verde
Serviço de Acção Social do Município de Vila Verde
Biblioteca Municipal de Prof. Machado Vilela
Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima
Centro de Dinamização Artesanal – Aliança Artesanal e Espaço Namorar Portugal
Loja Interactiva de Vila Verde
Casa do Conhecimento de Vila Verde
Complexo de Lazer de Vila Verde
Piscinas Municipais da Vila de Prado
Escola Básica de Vila Verde
Centro Social e Paroquial de Parada de Gatim
Centro Social de Escariz
Associação Cultural, Recreativa e Musical de Aboim da Nóbrega; e
Lar Santa Luzia Turiz
Centro Social e Paroquial de Cervães
Centro social e Paroquial de Covas