A ocorrência de vários furtos em automóveis fez com que a PSP de Braga tenha emitido um comunicado em que alerta para os cuidados que se deve ter para prevenir situações idênticas.
Segundo o Comando Distrital da PSP, os automobilistas devem:
-
não deixar objectos à vista no interior das viaturas;
-
guardar as chaves sobressalentes em casa ou no bolso, mas nunca no interior da viatura;
-
substituir os fechos de segurança das portas por hastes finas sem cabeça, o que torna praticamente impossível puxá-los com um arame.
-
ao estacionar, deixar o lado do motor virado para o local mais visível, já que se alguém lhe mexer será mais facilmente detectado;
-
mesmo que a ausência seja breve, nunca deixar o motor a trabalhar, nem mesmo num parque de estacionamento são outros conselhos.
Para a PSP, o número anormal furtos em interiores de carros registados no passado fim-de-semana em Braga “não reflecte a normalidade no dia-a-dia da cidade”.
De acordo com a Polícia, a situação verificada “vem inclusive contra a tendência de registo da criminalidade nesta cidade, que ao longo dos últimos meses tem vindo a descer consistentemente”.
Os furtos em mais de uma dezena de viaturas, amplamente noticiados, ocorreram nas zonas envolventes da avenida Central, da Central de Camionagem e nas imediações da avenida João XXI, sobretudo em carros de matrícula estrangeira e com o mesmo modus operandi: partir os vidros das viaturas e retirar tudo do seu interior.