BRAGA -

BRAGA - -

Bracarenses passam 24 minutos por dia presos no trânsito

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga é a terceira cidade mais congestionada do país, com os condutores a passarem cerca de 18% de tempo adicional de viagem parados no trânsito, cerca de 24 minutos, avança a TomTom, empresa especializada em tecnologia de localização.

Lisboa ocupa a primeira posição (33%), seguido de Porto (31%), Braga (18%), Funchal (17%) e Coimbra (15%), criando o top 5 das cidades mais congestionadas em Portugal.

A cidade de Braga viu o seu índice de tráfego aumentado, tendo subido 8 lugares no ranking, ocupando actualmente a posição 334. Esta subida foi reflexo do aumento do nível de congestionamento em 2 pontos percentuais face a 2018 (16%). Em Braga, os condutores perdem 24 minutos no trânsito (tempo extra de viagem que um condutor, em média, despende quando se depara com uma situação de engarrafamento, por comparação com situações de trânsito fluido”, somando um total de cerca 89 horas anuais.

Sofia Veríssimo, Country Manager da TomTom para Portugal e Espanha, afirma que “Braga é uma das principais cidades nacionais, tendo vindo a acompanhar a tendência de crescimento do turismo em todo o país. O crescimento da cidade tem sempre muitos factores associados e um deles é o aumento do tráfego”, acrescentando que “embora se mantenha bastante abaixo de metade da tabela mundial, Braga regista valores de tráfego elevado em Portugal, sobretudo em artérias secundárias (21%).”

TRÂNSITO NO MUNDO

O ranking mundial volta a ser liderado por uma cidade indiana. Em 2019, Bengaluru encabeça o pódio, com os condutores da cidade indiana a passarem 71% de tempo adicional no trânsito. Segue-se a capital das Filipinas, Manila (71%), Bogotá, na Colômbia (68%), a cidade mais congestionada de 2018, Bombaim, (65%) e Pune, também na Índia (58%), completando assim o top 5 das cidades com mais trânsito do mundo.

Moscovo volta a liderar a lista europeia (59%) e Istambul (55%) volta a segui-lo, com Kiev (53%), Bucareste (52%) e São Petersburgo (49%) a seguir. As cidades de Bruxelas (37%), Londres (37%) e Paris (36%) ocupam a 11.º, 12º e 13.º posição, respectivamente. Grandes capitais como Paris (39%), Roma (38%) e Londres (38%) ficaram em 14º, 15º, e 17º respectivamente, nas cidades com uma população superior a 800.000.

Já na América do Norte, as cinco cidades mais congestionadas são Los Angeles (42%), Nova Iorque (37%), São Francisco (36%), San Jose (33%) e Seattle (31%).

O congestionamento de trânsito aumentou em todo o mundo na última década e 239 cidades (57%) analisadas pelo TomTom Traffic Index aumentaram os seus níveis de congestionamento entre 2018 e 2019, sendo que apenas 63 cidades registaram diminuições mensuráveis. Este aumento no congestionamento, apesar de ser um indicador de uma economia forte, também custa muitos milhões à economia.

O relatório TomTom Traffic Index, que que analisa ao pormenor o trânsito em 416 cidades de 57 países em todo o mundo, está disponível online, é interactivo e permite que os visitantes explorem o trânsito na sua cidade, em tempo real, possibilitando melhores decisões de viagem.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.