A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai criar uma plataforma digital dedicada à preservação e valorização da memória dos pescadores do rio Minho, num investimento de cerca de 57 mil euros cofinanciado em 70% por fundos comunitários.
Pescadores do Rio Minho – Memória Coletiva é o nome da nova plataforma digital, que vai reunir registos individuais de pescadores desde o século XIX até à década de 1940, descreve, em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Cerveira.
Fotografias, documentação histórica e testemunhos em vídeo relacionados com a prática da pesca artesanal são alguns dos elementos que vão fazer parte do acervo que vai ficar acessível ao público.
“Reconhecida como um dos mais importantes legados históricos, sociais e culturais da região, a atividade piscatória no rio Minho desempenhou, ao longo de gerações, um papel determinante na subsistência das comunidades ribeirinhas e na construção da identidade do Vale do Minho”, observa o município.
Com o projeto, a autarquia “pretende assegurar a preservação e divulgação desse património imaterial, promovendo o seu conhecimento junto das atuais e futuras gerações”.
Espera ainda que funcione como uma “importante fonte de informação sobre a evolução da atividade piscatória e o seu impacto no desenvolvimento social, económico e cultural do território”.
Vai ainda ser editada uma publicação que, para além da identificação dos pescadores, “dará especial destaque às diferentes artes de pesca utilizadas ao longo do tempo, bem como às formas de organização social associadas a esta atividade tradicional”.



