O artista italiano com fortes ligações a Portugal Francesco Zavattari está a desenvolver em colaboração com o Grupo Folclórico de Vila Verde o projecto “RAÍZES”, uma «investigação visual e de homenagem aos verdadeiros guardiães da tradição: as pessoas, agentes activos da disseminação de antigas tradições e os objectos, guardiães silenciosos do passado, encerrando histórias e memórias».
“RAÍZES’ explora as «potencialidades da fotografia», onde o artista internacional presta uma «homenagem à tradição portuguesa e ao povo português», pela forte ligação que desenvolveu ao longo dos anos.
PROJECTO
O título do projecto nasce de uma forma «natural, intrinsecamente ligada à forma como Francesco visitou pela primeira vez a cidade de Vila Verde, nas suas primeiras visitas a Portugal. Imediatamente, a vontade de fazer algum projecto artístico dedicado ao povo acolhedor, às belas paisagens, aos ambientes peculiares e detalhes de uma cultura ancestral, ainda presentes, começou a crescer e, então, tomou forma», pode ler-se em nota enviada.
AS ORIGENS E O FOLCLORE
A ideia de algo «antigo» que ainda imprime uma marca no mundo contemporâneo é um assunto «querido ao artista», pois este pode «viajar por todo o mundo com a sua arte, mas tudo o que ele é está justamente nas suas origens e na sua terra natal», referem, acrescentando, «não é uma coisa rara, mas muito comum, que tudo o que somos é uma combinação dos tempos antigos e actuais. De certa forma, não há melhor maneira de expressar isso do que através do Folclore – a tradição de um povo, a cultura, fonte de conhecimento de nossas origens. Compreender e reconhecer o passado ajuda-nos a compreender o presente e preparar-nos melhor para o futuro».
INÍCIO EM 2019
Esta “série”, iniciada em 2019, teve como objectivo «explorar o Folclore e as tradições locais através do «enorme potencial da lente da sua câmara, jogando depois com as luzes e as sombras, que revelam a riqueza, diversidade e beleza dos trajes regionais, preservados através da paixão e resiliência das pessoas».
Através de um registo real, o olhar de Francesco, «estimulado pela sua sensibilidade artística, espírito criativo e inovador», centra-se no requinte dos trajes, na beleza das mulheres e dos homens que os vestem, na atractividade dos instrumentos musicais e objectos ancestrais que usam. O artista capta a «lacuna temporal entre as raízes e a contemporaneidade dos retratados, fiéis guardiães da tradição ancestral, mas, simultaneamente, mulheres e homens do século XXI, divergindo do formato clássico do registo fotográfico documental, acrescentando a sua sensibilidade estética».
Para visualizar o projecto na íntegra aceda ao site do artista através do link: https://www.zavattari.com/opera/fotografia/raizes-vila-verde/
Nas redes sociais do artista pode também consultar alguns dos seus trabalhos em: www.facebook.com/zavattari ; www.instagram.com/francescozavattari