A candidata do PSD à presidência da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, apresentou publicamente, este sábado, a equipa «dinâmica e qualificada» que a acompanhará nas próximas Eleições Autárquicas.
«Temos todo o concelho representado numa equipa jovem, plural, paritária e competente, que pretende dar continuidade a um importante legado que urge preservar. É uma equipa altamente qualificada, que não tem outra ambição que não seja o progresso de Vila Verde», frisou.
Na cerimónia de apresentação da candidatura, realizada no auditório do Centro de Artes e Cultura, Júlia Fernandes disse estar «consciente e motivada pela responsabilidade e pela exigência» que a candidatura representa e lembrou o «contexto difícil» provocado pela pandemia de Covid-19.
«Devemos estar disponíveis e prontos para dar o melhor de cada um de nós. Não podemos deixar ninguém para trás. Queremos uma administração que sirva os vilaverdenses, que tenha qualidade, celeridade e eficiência», sublinhou.
Assumindo-se uma «acérrima defensora» do trabalho em rede, a candidata social-democrata destacou o trabalho desempenhado pelos presidentes de Junta e garantiu que, se for eleita presidente de Câmara, vai delegar mais competências nas Freguesias, procurando «soluções mais eficazes e céleres».
Júlia Fernandes apontou como prioridades a educação, a cultura, o desporto, a saúde e o ambiente, assumindo a vontade de criar mais emprego, apostar no turismo e melhorar os serviços de abastecimento de água, saneamento básico e recolha de lixo, assim como «continuar a luta» pelas variantes a Vila Verde e a Oleiros.
«A fibra óptica e a Internet têm de chegar rapidamente a casa de todos os vilaverdenses para que possamos ter um território moderno e inclusivo, em que exista um desenvolvimento sustentado e com valorização das potencialidades», garantiu.
Liderada por Júlia Fernandes, a lista do PSD mantém o vice-presidente da autarquia, Manuel Lopes, como “número dois” e o vereador Patrício Araújo no quarto posto. Michele Alves (3º) e Adriano Ramos (5º) são as novidades nas cinco primeiras posições.
Os lugares efectivos são completados por Candy Marques Costa e Hélder Cação.
Seguem-se Anabela Rei (Cabanelas), César Cerqueira (Pico de Regalados, Gondiães e Mós), Liliana Fernandes (Oriz Santa Marinha e Oriz S. Miguel), Miguel Costa (Soutelo), Elisabete Azevedo (Lage), Fernando Pereira (Aboim da Nóbrega e Gondomar), Cecília Araújo (Carreiras S. Miguel e Carreiras Santiago), Jorge Cunha (Atiães), Anabela Fernandes (Marrancos e Arcozelo), Luís Miguel Silva (Freiriz) e Catarina Pereira (Sande, Vilarinho, Barros e Gomide ).
A lista integra ainda Daniel Sousa (Loureira), Clarisse Queirós (Oleiros), Marta Antunes (Coucieiro), Ricardo Cunha (Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho), Gisela Coelho (Parada de Gatim), José Luís Araújo (Pico S. Cristóvão), Inês Paiva da Silva (Esqueiros, Nevogilde e Travassós), Jorge Leandro (Ponte S. Vicente) e Lúcia Freitas (Gême).
Ricardo Araújo (Dossãos), Marina Silva (Lanhas), Virgílio Cruz (Valdreu), Marta Carvalho (Valbom S. Pedro, Passô e Valbom S. Martinho), Júlio Barbosa (Prado S. Miguel), Érica Cunha Pereira (Sabariz), Luís Pinho (Vila Verde) e Cristiana Rodrigues Silva (Turiz) completam os 34 nomes apresentados.
Na eleição para a Assembleia Municipal o candidato volta a ser Carlos Arantes, o actual presidente do órgão deliberativo.
VILELA NA COMISSÃO DE HONRA
No discurso, a candidata do PSD deixou elogios ao trabalho feito pelo actual presidente da Câmara, António Vilela, que não se pode recandidatar por já estar a cumprir o terceiro mandato consecutivo permitido por lei.
O autarca vilaverdense é, de resto, o presidente da Comissão de Honra da candidatura social-democrata, que tem João Lobo como mandatário e José Mota Alves como coordenador do programa eleitoral autárquico.
Na sessão foi ainda apresentado o hino de campanha, que é interpretado por três jovens vilaverdenses: Rogério Braga, Cálua e Cristiana Silva.
CANDIDATOS ÀS FREGUESIAS
O PSD vai concorrer com lista própria a 29 das 33 freguesias do concelho de Vila Verde. As excepções são Cabanelas, Soutelo, Loureira e União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós.
Os candidatos do PSD nas freguesias:
- Aboim da Nóbrega e Gondomar: João Fernandes
- Atiães: Narciso Pereira
- Carreiras S. Miguel e Carreiras Santiago: Carlos Ferreira
- Cervães: Hélder Forte
- Coucieiro: Luís Ferreira
- Dossãos: Jorge Oliveira
- Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho: Adelino Machado
- Freiriz: Narciso Gama
- Gême: Natália Carvalho
- Lage: Joaquina Peixoto
- Lanhas: Bruno Eiras
- Marrancos e Arcozelo: Manuel Rodrigues
- Moure: José Manuel Lopes
- Oleiros: Nuno Rocha
- Oriz Santa Marinha e Oriz S. Miguel: José Araújo
- Parada de Gatim: António Faria
- Pico S. Cristóvão: Fernando Pimenta
- Pico de Regalados, Gondiães e Mós: Fernanda Santos
- Ponte S. Vicente: Bruno Macedo
- Prado S. Miguel: Rui Malheiro
- Ribeira do Neiva: José Azevedo
- Sabariz: Fernando Silva
- Sande, Vilarinho, Barros e Gomide: Júlio Ferraz
- Turiz: Vítor Ramos
- Vade: Carlos Cação
- Valbom S. Pedro, Paçô e Valbom S. Martinho: António Fonseca
- Valdreu: António Barros
- Vila de Prado: Albano Bastos
- Vila Verde e Barbudo: José Faria