O acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local, em todo o país, passa a ser feito mediante a apresentação do certificado digital ou de um teste negativo à Covid-19.
A medida foi aprovada esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros e anunciada, em conferência de imprensa, pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Esta exigência aplica-se em todo o território nacional e todos os dias, precisou a governante, sublinhando que a medida não abrange crianças até aos 12 anos de idade.
«Hoje é dado um novo passo muito significativo. Em todo o país, em todos os alojamentos turísticos, será necessário um teste negativo ou um certificado de vacinação para entrar [nestes estabelecimentos]», afirmou.
O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, acrescentou que o certificado digital ou teste é apresentado no momento do “check-in”, com a medida a abranger todos os concelhos independentemente da taxa de incidência.
«O que estabelecemos é que será exigido um teste no momento do “check in”, designadamente um autoteste que pode ser realizado perante o funcionário da recepção», disse.
Siza Vieira esclareceu que as regras se aplicam também aos turistas oriundos do estrangeiro, mas não aos trabalhadores destes estabelecimentos.