REGIÃO

REGIÃO -

Aluno do Politécnico de Viana está em São Tomé e Príncipe em busca de mudar a vida de 30 raparigas

Um aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo está em São Tomé e Príncipe com o objectivo de mudar a vida de 30 raparigas com a “Surf Therapy”.

João Araújo é aluno de Mestrado em Desporto de Natureza e optou por fazer uma estágio além-fronteiras. Dentro do programa Erasmus+, o estudante está a estagiar no projecto SOMA (Surfistas Orgulhosas da Mulher de África) e quer espalhar a “Surf Therapy” por outros países PALOP. 

O aluno vai estar na vila de Santana até Fevereiro de 2022 e pretende usar este programa como motor de desenvolvimento e empoderamento feminino, sendo que o jovem não esconde a ambição de continuar no projeto após a conclusão do seu mestrado. Este estágio vai contribuir para a sua tese, que tem como mote “O Desporto para Desenvolvimento e a Paz”. 

Natural de Vila Nova de Famalicão, João Araújo partiu em Setembro e tem como grande desafio «criar um manual de sessões de Surf Therapy e investigar os efeitos desta nova terapia». Para o aluno do Politécnico de Viana, esta aventura está a ser «uma experiência única», e garante que este projecto «está a ser um desafio gigante, mas muito gratificante».

Apaixonado pelo surf, o estudante de mestrado pretende «dar algo que seja útil para a vida destas 30 raparigas», revelando que nem sempre é fácil lidar com «a explosão de alegria» que as jovens sentem com as atividades, sendo, por isso, «difícil manterem a concentração». Cada voluntário faz mentoria a 10 raparigas e fazem ainda visitas às casas dos pais. 

Santana, uma vila de surfistas onde todos os rapazes fazem surf, ajudou na integração de João Araújo, que destacou a importância da criação de um clube de surf por parte de dois portugueses. Durante estes seis meses, o aluno da ESDL-IPVC acredita que vão conseguir transmitir «novas competências a todas para lidar com determinadas situações».

Para o futuro, e depois de concluir a sua tese, o aluno do Politécnico de Viana do Castelo, refere que tem o desejo de avançar com a Surf Therapy em países como Cabo Verde, Moçambique e Angola.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE