REGIÃO

REGIÃO -

Politécnico de Viana do Castelo está a desenvolver investigação para produzir produtos de charcutaria mais saudáveis

O Instituo Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está a estudar formas de produzir novos produtos de charcutaria mais saudáveis. A investigação junta o Instituto e o tecido empresarial na inovação e desenvolvimento de novos produtos que promovam a alimentação saudável e sustentabilidade.

O projecto de investigação do PICAR do CISAS/IPVC (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo) tem como objectivo encontrar métodos seguros, eficazes e inovadores de conservação de produtos de carne curados com a incorporação de ingredientes bioativos. 

Este trabalho é financiado pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional (FEDER) e Ana Cristina Duarte, bolseira de investigação do CISAS/IPVC, revela que esta iniciativa pretende «aumentar a capacidade de inovação da empresa Minho Fumeiro, desenvolvendo novos produtos de charcutaria de elevada qualidade e segurança, num mercado sensível à alimentação saudável». 

Esta investigação pretende, essencialmente, «aumentar o tempo de vida útil dos produtos», ao mesmo tempo que estes podem potenciar a sua biodisponibilidade, de forma a compensar «as perdas de polifenóis que ocorrem no trato gastrointestinal durante a digestão de alimentos», conforme desvenda a investigadora. 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE