Vários moradores junto à Escola Secundária de Vila Verde, mais concretamente da rua Dr. Domingos da Silva Pereira, têm boicotado a captura de uma matilha de cães vadios que vagueiam pelo local, situação que tem gerado algum descontentamento à Associação Para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde (ADAAVV), que tem tentado recolher os animais.
Na sua página oficial de Facebook, a Associação refere que «todas as diligências são inviabilizadas por alguns moradores da zona».
Em conjunto com o departamento veterinário da Câmara Municipal, a Associação tem colocado armadilhas para conseguir capturar os cães que há anos habitam aquela zona, algo que não tem surtido efeito algum, pois os moradores «não concordam com a captura» e, ao mesmo tempo, «não se responsabilizam pelos animais».
Os voluntários da Associação pedem somente que «não inviabilizem o trabalho e que, se possível, ajudem a capturar», assegurando que «os animais recolhidos serão levados para o abrigo, as fêmeas serão esterilizadas e todos estarão para adopção responsável».
Numa última nota, a Associação refere ainda que «o abrigo está sobrelotado mas o problema é grave e estamos a fazer um esforço para o resolver».