A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado garantiu a execução de 72% do seu Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), contribuindo assim para a meta anual dos 61% de execução definida pelo Governo para o Programa Operacional Regional do NORTE 2020.
Analisando os dados relativos à execução do PDCT desta NUTS III foi possível constatar que ocorreu uma contribuição significativa da CIM Cávado para a obtenção destes resultados no ano de 2021.
De recordar que o Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Conselho Intermunicipal é um instrumento de «programação dos investimentos desta instituição no seu território», de forma a alcançar o «financiamento por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no actual período de programação».
Com esta contratualização, a região do Cávado beneficia de um apoio global de cerca de 54 milhões de euros, que são distribuídos por diversas intervenções prioritárias, como a «a inclusão, a educação e formação, a criação de emprego e a eficiência energética, entre outros».
Até 31 de dezembro de 2021, a taxa de compromisso efectivo no PDCT foi de 79,9%, correspondendo ao valor de comparticipação de Fundo de cerca de 43 milhões de euros. A nível dos valores executados, a 31 de dezembro de 2021, foram registados cerca de 38 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de execução de 72%.