BRAGA – AAUM e UMinho candidatam-se à organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal

BRAGA –
AAUM e UMinho candidatam-se à organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), em conjunto com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), apresentam esta quinta-feira, em Lausanne, na Suíça, a candidatura à organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal de 2022 ou 2024.

A candidatura conjunta da AAUM, SASUM e FADU, que será apresentada na sede da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), surge no âmbito da estratégia de dinamização da competição desportiva universitária através da organização de grandes eventos internacionais.

PUBLICIDADE

«O futsal é uma das modalidades com maior tradição na Universidade do Minho (UMinho) e com maior implementação em Portugal, com uma grande ligação entre a vertente universitária e a vertente federada», referem, em comunicado, os SASUM.

A UMinho já organizou dois campeonatos mundiais universitários de futsal, em 1998 e em 2012, sendo que o último campeonato europeu universitário da modalidade se realizou no passado mês de Julho, em Braga.

Foi nessa ocasião, aquando da cerimónia de encerramento, que o Ministro da Educação entregou a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo à UMinho pelos serviços prestados em prol do desporto nacional.

A atribuição das candidaturas deverá ser conhecida no próximo mês de Dezembro e caso a organização seja entregue à Academia Minhota, este será 8º Mundial organizado pela UMinho, depois da organização do Mundiais Universitários de Futsal (1998 e 2012), Badminton (2008), Xadrez (2012), Andebol (2014), Karaté (2016) e Ciclismo (2018).