ENSINO SUPERIOR

ENSINO SUPERIOR -

AAUMinho debateu tema da “Educação Inclusiva” no Ensino Superior 

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Associação Académica do Minho (AAUMinho) marcou presença na passada quarta-feira numa audição pública acerca dos “Desafios da Educação Inclusiva no Ensino Superior”, onde estiveram presentes várias entidades representativas da comunidade do Ensino Superior em Portugal.

O Presidente da AAUMinho, Rui Oliveira, que teve oportunidade de intervir no momento, abordou as «dificuldades e limitações» presentes no actual sistema de ensino, tais como a «falta de consciencialização e formação dos docentes e assistentes operacionais para este tema e as infraestruturas que se tornam entraves acabam, consequentemente, por afastar os estudantes da comunidade académica».

Após apresentar estes problemas, a AAUMinho destacou também algumas ideias para que se concretizem soluções para os mesmos. «A criação de um fundo de apoio à renovação/adaptação das infraestruturas, a disponibilização de materiais acessíveis a alunos com necessidades especiais e a implementação de técnicas para a inclusão nos planos de estudos» foram algumas das ideias mencionadas.

PUBLICIDADE

Contudo, para essas mesmas soluções foram apresentados impedimentos que vão desde as formações que não contribuem para a progressão de carreira até à falta de financiamento no Ensino Superior, também salientadas por Rui Oliveira.

Para a Associação Minhota, este é um tema que necessita de uma «maior atenção por quem de direito, uma vez que as condições físicas, psicológicas ou económicas não devem ser impedimento para o ingresso no Ensino Superior» pode ler-se em nota enviada.  

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.