Perto de uma centena de acólitos do arciprestado de Vila Verde participaram, esta manhã, num encontro que decorreu no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga. O objectivo da actividade, organizada pelos Seminários Arquidiocesanos e pelo Arciprestado de Vila Verde, foi despertar os acólitos para a importância de descobrirem “o que poderão chegar a Ser”.
A iniciativa surge enquadrada num conjunto de propostas que os Seminários estão a desenvolver ao longo do ano pastoral, fazendo prolongar a presença da proposta vocacional, em específico a sacerdotal, nos diversos sectores da pastoral.
“Acólito! O que poderás chegar a Ser?” foi o tema genérico do Encontro, que começou com um lanche, momento que ajudou a um melhor conhecimento de pessoas que partilham uma missão comum nas suas Paróquias. Seguiu-se um momento de Oração e canto levada a efeito pelo Padre Sandro Vasconcelos.
Tomou a palavra o Arcipreste, Padre Carlos Lopes, que fez o acolhimento, enaltecendo o papel e serviço de cada na sua respetiva Paróquia.
A palavra Obrigado esteve bem viva aos presentes. De seguida foi dirigida aos elementos dos conselhos económicos paroquiais uma mensagem do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, e uma reflexão que esteve a cargo do Padre Tiago Freitas sobre a sinodalidade e comunhão da Igreja.
Terminou este encontro com partilha de ideias e dúvidas, seguindo cada um para as suas Paróquias com um entusiasmo renovado de continuar esta Missão de serviço à Igreja.
ovilaverdense@gmail.com