REGIÃO (Esposende)

REGIÃO (Esposende) -

Aldeia ‘galaica’ instala-se no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, até ao próximo domingo

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Já arrancou mais uma edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, iniciativa que decorre até ao próximo domingo, dia 23 de julho, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende. E está transformado numa autêntica aldeia galaica.

Um evento cultural, de lazer e entretenimento promovido pela Câmara Municipal de Esposende, com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Chã.

Após três anos de interregno, motivado, em 2020 e 2021, pela pandemia Covid-19, e, em 2022, pela falta dos requisitos de segurança devido às condições climatéricas, a Galaicofolia está, assim, de volta, convidando a uma viagem histórica pela cultura, tradição e rituais do povo que há dois mil anos habitou este castro da Idade do Ferro sobranceiro à cidade de Esposende.

O Município disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende, até ao local do evento. Com saída do Mercado Municipal e do Campo da Feira, onde é disponibilizado um parque de estacionamento gratuito, os transfers gratuitos funcionam no dia 20, das 19h00 às 24h00; dia 21, das 18h00 às 02h00; dia 22, das 11h30 às 02h00; e dia 23, das 11h30 às 24h00.

PROGRAMA

Animação, com espetáculos de rua, dança, teatro, música, recriações, desfiles, jogos e oficinas, não faltando a tradicional Queimada Galaica, são algumas das propostas do evento, onde será também possível degustar os petiscos típicos da região minhota, com sugestões de 23 espaços gastronómicos e uma área alimentar que disponibiliza cinco áreas de restauração. Nas imediações, estão presentes 25 expositores de artesanato com sugestões originais.

Da programação desta edição, destacam-se os concertos do grupo de folk Antíkua, no dia 21, cujo reportório é baseado numa recolha de canções tradicionais portuguesas, e do duo irlandês “Caroline Keane & Tom Delany Band” que, no dia 22, ostentará toda a paixão da música celta.

No Centro Interpretativo de S. Lourenço, o visitante pode colher informação sobre a História local, assente em mais de dois mil anos de povoamento da região, sendo que nas imediações, nas casas do castro, podem ser apreciadas recriações das vivências de há 2000 anos.

OPVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.