A Câmara de Braga organiza, entre esta quinta-feira e sábado, mais uma edição do ‘Oxigenar Braga’. São várias as actividades previstas para esta iniciativa de sensibilização ambiental dirigida em especial às crianças e jovens com maior aptidão para a mudança de comportamentos.
A ‘Floresta e a Água’ é o tema desta edição que inclui, como habitualmente, a oferta de mais de 600 árvores para as escolas, IPSS e Juntas/Uniões de Freguesias. Já os adoptantes do ‘Projecto Rios’ foram desafiados a realizar a sua visita da Primavera por forma a monitorizar o seu troço de rio (qualidade da água, caudal do rio, biodiversidade observada), plantar nas margens e, assim, contribuir para a recuperação das respectivas galerias ripícolas.
À população em geral são oferecidas centenas de plantas na Biblioteca de Jardim da Avenida Central durante a manhã de quinta-feira.
Na sexta, e como forma de festejar o Dia da Água, o Projecto Ciência Andante, financiado pelo Fundo Ambiental, vai às escolas do 2.º e 3.º Ciclos de Lamaçães e de Gualtar, com o tema ‘Rios’.
A Quinta Pedagógica também se envolveu no evento com a realização de sementeiras, plantações e estacarias.
No sábado, abre o Picoto Park, num evento solidário cujas receitas revertem para várias entidades.