Barcelos inaugurou, este sábado, oficialmente, o “Passadiço Pedonal ao Longo da Margem Direita do Rio Cávado”, entre a Frente Ribeirinha e a Quinta do Brigadeiro”.
Numa ação liderada pelo Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, elementos do Executivo municipal e muitas centenas de populares, juntaram-se o presidente da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Pedro e S. Martinho), Manuel Simões, o projetista da obra, Bruno Costa, e o presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.
Estando em Barcelos, no encerramento da exposição “Memografismo da Imagem e da Palavra” com trabalhos do seu pai, Moita Macedo, o presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, aproveitou a oportunidade para também fazer um passeio pelos passadiços.
Passadiço pedonal liga Frente Ribeirinha ao Parque de Lazer do Brigadeiro
Com a designação oficial de “Passadiço Pedonal ao Longo da Margem Direita do Rio Cávado, entre a Frente Ribeirinha e a Quinta do Brigadeiro”, os trabalhos desta empreitada desenvolveram-se numa extensão de 1 500 metros, tiveram um custo de 4,4 milhões de euros e um prazo de execução de cerca de um ano e meio.
O projeto do passadiço foi sujeito a pareceres positivos da Direção-Regional da Cultura do Norte, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e das Redes Energéticas Nacionais
Dois parques para automóveis e autocaravanas
A empreitada compreendeu também a construção de dois parques de estacionamento para automóveis e autocaravanas: um a montante, junto ao edifício das Águas de Barcelos; e outro a jusante, junto ao parque de Lazer do Brigadeiro.
De entre as características conceptuais e funcionais da proposta executada, salienta-se “o traçado entre a Frente Ribeirinha e a Fonte de Baixo cujo desenho apresenta maior fluidez possível, o que permitiu uma implantação harmoniosa na paisagem e integração com as construções existentes.
O traçado, na concordância com a Ponte Medieval, apresenta uma solução sobrelevada, com 2 metros de largura, e compreende vãos de 12 metros em estrutura metálica. O restante traçado, para nascente e para jusante, tem sempre 2,50 metros de largura, estando implantado na margem ou em espaços contíguos em articulação com os espaços públicos existentes.
Os pavimentos são mistos: pavimentos permeáveis desagregados, pavimentos permeáveis agregados, pavimentos semipermeáveis e pavimentos impermeáveis.
A construção do “Passadiço Pedonal ao Longo da Margem Direita do Rio Cávado, entre a Frente Ribeirinha e a Quinta do Brigadeiro”, na cidade de Barcelos, teve como objetivo permitir e incentivar a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável.
ovilaverdensde@gmail.com