LEGISLATIVAS – BE apresenta em Braga programa eleitoral com clima, emprego e serviços públicos como prioridades

LEGISLATIVAS –
BE apresenta em Braga programa eleitoral com clima, emprego e serviços públicos como prioridades

O combate às alterações climáticas, a protecção do emprego e os serviços públicos universais de qualidade são as principais linhas orientadoras do programa eleitoral de Bloco de Esquerda (BE), apresentado, esta sexta-feira, em Braga pelo eurodeputado José Gusmão.

Acompanhado pelo cabeça de lista por Braga, José Maria Cardoso, Gusmão recusou “a ideia de que o ambiente não é bom para a economia”, referindo que “o desafio das alterações climáticas permite-nos proporcionar ao nosso país um conjunto de mudanças que respondem a problemas da economia, como a dependência externa em termos energéticos”.

PUBLICIDADE

“Precisamos de uma maioria para enfrentar os lobbys da energia”, acrescentou.

O eurodeputado bloquista defendeu “a necessidade de reforçar o estado social com aposta na habitação pública a preços controlados”, uma vez que “a habitação é o quarto pilar do estado social que ainda não foi concretizado”, propondo “um plano nacional de reabilitação urbana”.

O também membro da comissão política do Bloco criticou Partido Socialista, afirmando que “o Bloco é a razão pela qual o PS faz hoje campanha com propostas que nunca fizeram parte do seu programa”, dando como exemplo o aumento extraordinário das pensões.

Já José Maria Cardoso criticou a falta de investimento na escola pública e na saúde, destacando a importância da gestão pública do Hospital de Braga. O candidato a deputado assegurou o seu empenho na protecção dos recursos naturais e na despoluição dos cursos de água no distrito.