A Biblioteca Municipal de Vila Verde tem em marcha a iniciativa “25 de Abril – 50 anos, 50 livros”. Arrancou a 7 de março.
«As celebrações do aniversário do 25 de abril são sempre um momento muito especial no município de Vila Verde», pode ler-se em comunicado.
«Este ano, em que se assinalam os 50 anos do movimento dos capitães, que restaurou a democracia em Portugal, a Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde propõe a leitura de 50 livros, para adultos e crianças».
O objetivo é que, «na sua diversidade, proporcionarão bons momentos de leitura, reflexão, aprendizagem, informação e diversão sobre este momento tão importante da nossa História comum”. Para “celebrar a Democracia e a Liberdade de pensamento, a Biblioteca selecionou diferentes géneros, diferentes autores, diferentes olhares sobre o 25 de abril».
A primeira sugestão de leitura inicia com o livro “O dia dos prodígios”, de Lídia Jorge, e termina no dia 25 de abril, sendo que, todos os dias, nas redes sociais da Biblioteca, será divulgado o livro sugerido.
1.º livro, 7 de março
Título: O dia dos prodígios
Autora: Lídia Jorge
Edição: Dom Quixote, 2010
Sinopse:
“O Dia dos Prodígios”, primeiro livro da aclamada e multipremiada escritora Lídia Jorge, ocupa um lugar especial na ficção sobre o 25 de Abril. Conta-nos a história da coincidência da misteriosa morte de uma cobra numa pequena localidade com a revolução – a comunidade, incapaz de reconhecer a realidade política, adapta a chegada de soldados com cravos nos canos das armas ao seu mundo imaginário mágico-mítico. A leitura desta obra é encantatória e leva-nos a sonhar e imaginar que, em quaisquer condições, um mundo melhor é sempre possível”.
ovilaverdense@gmail.com