REGIÃO –

REGIÃO – -

Bloco de Esquerda exige carta de saúde para Barcelos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Bloco de Esquerda (BE) exige ao Governo a criação e a implementação de uma carta de saúde para Barcelos e Esposende, anunciou aquele partido no final de um encontro com o director do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III.

Representado pelo deputado à Assembleia da República eleito por Braga, José Maria Cardoso, e pelo dirigente local, José Figueiredo, do encontro com o responsável do ACES II Barcelos/Esposende o BE concluiu que numa região “densamente povoada” e com “grandes lacunas” ao nível dos transportes públicos”, o acesso “às unidades de saúde existentes é um dos problemas” com que este agrupamento se depara.

Referindo que o ACES é constituído por três Centros de Saúde (Barcelos, Barcelinhos e Esposende), que integram 7 Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B, cinco USF modelo A e 7 unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP), os bloquistas afirmam que aqueles equipamentos se encontram “desajustados para as necessidades actuais e a necessitar de intervenção” e que a distribuição territorial das unidades de saúde “não corresponde aos aglomerados populacionais”.

Lembrando que o ACES dá resposta a mais de 157 mil utentes – dos quais 29 têm mais de 100 anos e 249 entre os 95 e os 99 anos -, o Bloco defende a contratação de 18 assistentes técnicos.

No encontro, os bloquistas comprometeram-se a questionar, através da Assembleia República, o Ministério da Saúde sobre estas questões.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.