REGIÃO

REGIÃO -

Bloco de Esquerda «incrédulo» com «imagem agonizante» do Rio Cávado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Através dos deputados municipais José Maria Cardoso e Miguel Martins, a Comissão Coordenadora Concelhia de Barcelos do Bloco de Esquerda dirigiu um conjunto de questões sobre a actual situação em que o Rio Cávado se encontra.

Em causa está a propagação de uma planta infestante, o jacinto-de-água, que, de acordo com o partido, «faz com que as águas sejam cobertas por um manto de jacintos em pleno estado de eutrofização».

O Bloco de Esquerda refere que tem assistido, de forma «incrédula» a «mais uma agonizante imagem» e que, por isso, questionou o Executivo, na pessoa do presidente da Câmara, Mário Constantino, sobre o estado do rio referido.

Entre os aspectos apontados, o partido exige saber o actual ponto de situação do rio, quais os meios e medidas de resposta imediata que o Município dará ou que tipo de encargos estão plasmados no contrato firmado com a empresa ‘Cifra Exótica Unipessoal’ que garanta cobertura de responsabilidade pela proliferação de jacintos-de-água e/ou outras plantas infestante.

«O Bloco de Esquerda lança ainda o repto à Câmara Municipal de Barcelos para que organize um debate alargado à sociedade civil (uma espécie de fórum de discussão técnica, científica e política), que se proponha a pensar a recuperação, preservação e devida utilização do rio», lê-se, no comunicado.

Assim, o partido considera «necessário» que a Câmara actue «com urgência», apontando que a mesma deve «tomar medidas eficazes para a remoção de grande parte das plantas que estão a destruir o Rio Cávado e o seu ecossistema».

Além disso, «perante esta situação de extremo alarme», o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda irá apresentar uma pergunta ao Governo, dirigida ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, com vista a saber se o Governo tem conhecimento do estado em que o Rio Cávado se encontra e que medidas tomará.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.