A Câmara de Braga participou na sessão comemorativa dos 360 anos da cidade-irmã de Ivano-Frankivsk, que decorreu esta sexta-feira. O acordo de geminação entre as duas cidades data de 2016.
O vereador João Rodrigues, que representou, por videoconferência, o município afirmou que “é um orgulho enorme poder estar a partilhar este momento com a nossa cidade-irmã de Ivano-Frankivsk”.
“Fizemos questão de participar activamente na sessão, demonstrando o nosso absoluto respeito por tudo aquilo que o governo ucraniano e o povo da Ucrânia estão a fazer perante injustificada e não provocada invasão russa da Ucrânia”, referiu João Rodrigues.
O município de Ivano-Frankivsk divulgou o plano de recuperação em que a cidade já está a trabalhar e que prevê um aumento significativo da população residente nos próximos dois anos, o que obriga a um reforço infra-estrutural da cidade, bem assim como a um relançamento da sua economia.
Neste momento, vivem 350 mil pessoas na cidade, quando, antes da guerra, a cidade não ultrapassava os 300 mil habitantes.
João Rodrigues lembrou o trabalho já feito pelo município, pelo Estado português e pelos bracarenses na ajuda à Ucrânia e ao povo ucraniano, lembrando que “a sociedade civil se mobilizou fortemente neste apoio”.
O vereador lembrou, também, o voto apresentado pelos vereadores da Coligação Juntos Por Braga (PSD/CDS/PPM/Aliança) na última reunião do Executivo municipal, que foi aprovado pelos vereadores do PSD, do CDS, do PS e que mereceu a abstenção da CDU.
Naquele voto, o Executivo reforçou “a condenação veementemente à invasão perpetrada pelo governo russo”, liderado por Vladimir Putin, considerando “injustificada” a invasão da Ucrânia, demonstrando a “total consonância” entre o município de Braga e as posições assumidas pelo Governo Português, pela União Europeia, pela NATO e pela Organização das Nações Unidas na resposta a dar à Federação Russa.
“Reforçamos ainda o nosso comprometimento pelo cumprimento do dever de continuar a prestar todo o auxílio possível, juntamente com a sociedade civil, à cidade-irmã de Ivano-Frankivsk, à Ucrânia e ao povo ucraniano, bem como promover todos os esforços, no âmbito das redes de cidades das quais o município de Braga faz parte, para que o apoio internacional humanitário, político, económico e militar continue a ser prestado à Ucrânia e ao povo ucraniano”, frisou o vereador.
Por fim, o Executivo saudou, ainda a cidade irmã de Ivano-Frankivsk, o povo ucraniano, o Presidente Volodomyr Zelensky e o Governo da Ucrânia “pelo exemplo de resiliência, de coragem e de defesa da liberdade que têm prestado à comunidade internacional”.
LEGENDA: Localizada a 600 kms a oeste de Kiev, Ivano-Frankivsk é refúgio de milhares de ucranianos deslocados pela guerra/Foto Marco Bolare