BRAGA

BRAGA -

Braga continua a liderar grupo de trabalho sobre Empreendedorismo e PME`S da EUROCITIES

Braga volta a merecer a confiança das cidades parceiras da EUROCITIES para continuar a liderar o grupo de trabalho sobre Empreendedorismo e PME`S do Fórum de Desenvolvimento Económico da EUROCITIES. Depois de em 2018 ter sido eleita, em Grenoble, os parceiros europeus voltaram agora a eleger a Cidade de Braga para continuar a liderar a rede das maiores e mais importantes cidades europeias.

Após a apresentação da candidatura e respectivo plano de trabalho, foi através de uma votação online que a Cidade de Braga foi eleita para coordenar, nos próximos 2 anos, o grupo de trabalho sobre “Empreendedorismo e PME`s”, com a sub-coordenação da cidade de Barcelona. Nos próximos dois anos, o Fórum de Desenvolvimento Económico, que integra mais de 120 participantes, entre técnicos municipais e políticos de 45 cidades de 20 países europeus, será liderado por Helsínquia e Valladolid.

«Este é mais um reconhecimento do valor e empenho de Braga na EUROCITIES. É bom que os nossos pares, de outras importantes cidades europeias, reconheçam Braga como um território de referência e onde o Município tem demonstrado a sua iniciativa e capacidade. Em 2017 merecemos a confiança para organizar o Fórum da Primavera, que ainda hoje recebe diversos elogios e referências pelo conteúdo e excelente organização, e agora voltar a confiar-nos esta coordenação do grupo de trabalho é notoriamente o reconhecimento do nosso trabalho», afirma António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, em nota enviada.

O Fórum de Desenvolvimento Económico tem quatro grupos de trabalho para temas mais específicos: “Inovação” – coordenado por Londres e Espoo; “City branding e relações económicas internacionais” – coordenado por Génova, Ghent, Grenoble e Terrassa; “Investimentos de longo prazo” – coordenado por Gotemburgo e Colónia e “Empreendedorismo e PME`s” que continua coordenado por Braga e Barcelona.

«Estar na liderança deste grupo de trabalho também nos possibilita, por inerência, pertencer à direcção do Fórum o que nos garante acesso a influenciar as acções e políticas a desenvolver e implementar no seio da EUROCITIES e também no trabalho de influência junto das instâncias europeias», refere, ainda, António Barroso.

Do plano de acção apresentado para o grupo de trabalho: “Empreendedorismo e PME`s” para os próximos 2 anos, serão analisados, trabalhados, debatidos e preparados documentos para influenciar as políticas europeias para apoiar as cidades e agentes económicos em assuntos como: apoios para a recuperação económica devido à pandemia da covid-19; canalização de fundos incentivos e apoios dirigidos às empresas e empreendedores; aplicação do Pacto Ecológico Europeu à economia; atracção e retenção de talento; empreendedorismo social; empreendedorismo inclusivo; economia circular; incentivos locais e regionais; empreendedorismo feminino; redes de desenvolvimento locais e regionais; redes 5G; economia nocturna; novas formas de financiamento às PME`s e fortalecimento, interligação e divulgação das PME´s de cada cidade.

«RESPONSABILIDADE AUMENTA COM O INCREMENTO DA CONFIANÇA»

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, da InvestBraga e recém-eleito para o Comité Executivo da EUROCITIES, também expõe o seu agrado por mais este cargo que a cidade continua a assumir. «A responsabilidade aumenta com o incremento da confiança que em nós depositam, mas a tal não é alheio o nosso empenho, valor e dinâmica, patente na acção da Câmara Municipal, mas também em tudo que os nossos parceiros empresariais, académicos e institucionais apresentam e fazem para que Braga demonstre hoje os mais diversos indicadores exemplares a nível europeu. Ajudar a EUROCITIES a obter um maior envolvimento das cidades na definição das políticas comunitárias a nível europeu e fortalecer o papel dos autarcas nos centros de decisão, é o nosso principal desiderato. É assim junto de diversos colegas europeus que também fortalecemos o papel de Portugal na Europa».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE