CULTURA

CULTURA -

Braga lança documentário sonoro sobre a Urbanização das Parretas este domingo

Share on facebook
Share on twitter

O projecto sonoro documental ´AcustiCidade´, do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, procura contar a história das urbanizações bracarenses através de testemunhos dos seus moradores e da captação de paisagens sonoras.  Arrancou em Abril, nas ‘Parretas’, e é apresentado ao público este domingo, às 13h00, na RUM – Rádio Universitária do Minho.

O documentário sonoro é ainda apresentado em duas formas: em formato online, através do site www.acusticidade.com, disponível para consulta a partir de domingo e onde consta a reprodução do documentário sonoro em seis episódios; em formato físico, através de um mapa que convida a descobrir a Urbanização das Parretas com a sugestão de percursos no terreno. O mapa está disponível a partir de segunda-feira em diversos espaços culturais da cidade de Braga.

Desde a construção da urbanização das ‘Parretas’, há cerca de 35 anos, que a paisagem transformou-se e é essa imagem, de transição do passado para o presente, que o projecto AcustiCidade procura mostrar ao público.

PUBLICIDADE

Que sons da antiga quinta ainda ecoa nos ouvidos de quem a habita hoje? O que é que a paisagem sonora das ‘Parretas’ nos podes contar sobre a sua história? Partindo de depoimentos de moradores e paisagens sonoras do seu ambiente, recolhidas através de uma oficina de captação sonora realizada com a comunidade, o colectivo Space Transcribers, a convite do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, foi à procura de respostas que são reunidas agora num documentário sonoro que retrata a vida na urbanização

Para além da Space Transcribers, associação sem fins lucrativos, e rede internacional de arquitectos, urbanistas e artistas com sede em Braga, o projecto conta ainda com a colaboração do músico e artista sonoro português Pedro Augusto.

O Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição das artes. As actividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se. 

Mais informações e programa completo do Circuito em www.bragamediaarts.com/pt/circuito.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.